Logo do evento
Topo

Informações Turísticas

Campus da Universidade de São Paulo

Ribeirão Preto abriga o segundo maior dos oito campi da USP. O campus se localiza hoje onde há anos atrás era a Fazenda Monte Alegre, produtora de café. O espaço ainda hoje mantém construções da época áurea da cultura cafeeira, além de uma área verde que conta com diversas Áreas de Proteção Natural. 

O campus de Ribeirão Preto é formado por várias unidades, com destaque para a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), Faculdade de Medicina (FMRP) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP).

Além da USP, a cidade de Ribeirão Preto possui ainda 7 outras universidades e 6 Centros de Pós-Graduação.

Teatro Pedro II

Clique para ampliar


Na década de 20, Ribeirão Preto vivia o apogeu econômico. A maior produção de café dava à cidade ares de Eldorado. Nessa época, exatamente em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera. O projeto foi inspirado em casas de espetáculos européias.O crack da bolsa de Nova York em 1929 e a crise econômica mundial refletiram na construção do teatro. Diversos padrões de acabamento foram alterados. Mesmo assim, o teatro surgiu como símbolo de poder da sociedade cafeeira.

O Pingüim

Em meados da década de 30, um imponente prédio, o Edifício Diederichsen, um dos principais do interior do Brasil, estava sendo construído no coração da cidade. Antes da inauguração oficial deste marco arquitetônico de Ribeirão, em 1937, um misto de bar com chopperia abria sua portas no térreo do edifício em acabamento, no dia 29 de agosto de 1936, sem grande alvoroço, bem na esquina das tradicionais ruas Álvares Cabral com General Osório. Nascia naquele momento o Pinguim, uma marca fadada a fazer sucesso e hoje associada em todo o Brasil, e em muitos países, com a arte de se tirar e beber um bom chopp. Aos poucos, o Pinguim foi crescendo e tornando-se conhecido pela qualidade do líquido servido, pelo bom atendimento, por seus pratos especiais, por lendas e pelos personagens que o freqüentavam e ainda o freqüentam. Administrado inicialmente por Clementino, conhecido como Alemão, já em 1943 a chopperia passou para o comando do sr. Nicola de Miranda, que ficou cerca de 20 anos à frente da casa, passando depois o bastão para Albano Celini.

Atualmente, cerca de 2 mil litros de chopp do Pingüim são servidos diariamente e após passarem por 800 metros de serpentina de gelo.

Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali

Inaugurado em 18 de novembro de 2000, o complexo ambiental de 152 mil metros quadrados de vegetação, transformado no maior espaço de lazer da cidade. O projeto elaborado pela prefeitura, transformou o local num ambiente ideal para passeios e caminhadas. Foram construídas cachoeiras e lagos artificiais próximos a uma Praça de Eventos. Entrecortada por trilhas, a área é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta. O parque está localizado em uma área de antiga exploração de basalto. Esta rocha foi formada de erupções vulcânicas ocorridas há cerca de 130 a 60 milhões de anos.

Catedral Metropolitana de São Sebastião

A Catedral Metropolitana, tendo como padroeiro São Sebastião, teve a pedra fundamental lançada em 3 de março de 1904. A benção e o término da construção foram em 1920. Em estilo romântico e linhas góticas, destacam-se os vitrais coloridos no seu interior, os afrescos pintados por Benedito Calixto que datam de 1917. A Catedral Metropolitana de São Sebastião de Ribeirão Preto está localizada na Praça das Bandeiras, região central da cidade.

Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari se localiza na cidade e Brodowski, SP, a 26 Km de Ribeirão Preto. Foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. Possui duas vertentes básicas: Artística e Biográfica. Na parte biográfica do Museu a exposição destina-se aos objetos de uso pessoal do artista, documentos e à história de sua vida. O acervo artístico constitui-se, principalmente, por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal inaugurado em 1969 com linhas modernas, tem capacidade para 515 pessoas. O estacionamento fica localizado ao lado do teatro e tem capacidade de aproximadamente 40 carros. Por ser um lugar arborizado e amplo, é usado também para eventos culturais.

Centro de Convenções de Ribeirão Preto

Endereço: Bernardino de Campos nº 999 - Centro
Ribeirão Preto SP - Brasil
CEP: 14.015-130 
www.ccrp.com.br 

O maior Centro de Convenções da Região

Reconhecido por sua arquitetura e ambientação impecáveis, a quinze minutos do Aeroporto Leite Lopes, o Centro de Convenções de Ribeirão Preto (CCRP) está situado em um ponto privilegiado, próximo aos melhores hotéis, flats, opções gastronômicas e aos principais centros comerciais e financeiros da cidade. O CCRP se destaca também pela responsabilidade social, pois todos os recursos obtidos pelo CCRP são revertidos ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP.

O CCRP possui 15.000 m2 de muito conforto e espaços bem coordenados, com sistema central informatizado de ar condicionado em todos os ambientes. Amplo estacionamento com 8.400m2 de área total, dividido em dois pavimentos com capacidade para 150 veículos dia e 200 veículos noite 

Parque Dr. Luis Carlos Raya

O Parque Municipal Dr. Luiz Carlos Raya é uma ótima opção de lazer em Ribeirão Preto, para se divertir com toda a família. O espaço possui uma extensa área verde, com lagos artificiais e praça de alimentação.

Inaugurado em 2004, o parque conta com uma área de aproximadamente 40 mil m2; 1.100 m de pistas asfaltadas; gramado central com cerca de 1.400 m2; palco coberto com 600 m2; dois lagos artificiais, com profundidade variável superior a 1,0 m; áreas tratadas paisagisticamente, com recantos destinados à contemplação; banheiros; área de alimentação composta de instalações para lanchonete, cozinha, depósito e área coberta externa para instalação de mesas e cadeiras; e bebedouros.

Site: Visite o site do Parque Dr. Luis Carlos Raya

|

Destaque


Área de Participante



Contagem

Topo
Logo
5º Enqfor - Encontro Nacional de Química Forense
2º Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses

2 a 6 de setembro de 2016
Centro de Convenções de Ribeirão Preto - SP

2017 © WebSite Produzido por BM2 - Tecnologia em Internet